terça-feira, 16 de abril de 2013

Hellbolha.Review: Iron Man-Rise of Technovore


Hello, meu povo e minha pova! No meio de uma correria conturbada chafurdando em trabalhos da faculdade, resolvi dar 5 minutinhos de descanso ao juízo e escrever uma (não tão) breve critica sobre um lançamento da Marvel em Bluray/DVD que pega carona na vibe do lançamento de Homem de Ferro 3! Trata-se de Iron Man-Rise of Tachnovore, mais um projeto da parceria Marvel/Madhouse que já resultou na série de animes com personagens como Wolverine, X-Men, Blade e o próprio Homem de Ferro! E, sem delongas, vamos falar dessa budega!

ATENÇÃO: SPOILERS ABAIXO!

A HISTÓRIA

O filme conta a história de vingança de Ezekiel Stane, filho de Obadiah Stane, vilão do primeiro filme do Homem de Aluminio! O plot já começa batido por aí! Porém piora...e muito! 
Usando uma tecnologia chamada de Tachnovore, uma espécie de vírus composto por nano-robôs, Ezekiel pretende ferrar com a humanidade através de uma nova tecnologia criada pelas industrias Stark, um satélite que consegue rastrear todos os computadores do mundo e saber tudo que todos fazem na rede (isso mesmo! Eles sabem do seu Red Tube...). Para tanto, Ezekiel usa o Technovore não só como um vírus violento tanto para homens quanto para máquinas, mas também produz uma armadura através dele. 
No dia do lançamento do tal satélite o moleque invade a budega e quase manda tudo as favas, oque acaba sobrando pro velho Maquina de Guerra, Rhodey Rhodes, que vem a (supostamente) perecer em uma explosão. Tony Pinga fica inflado com a fúria de mil siris na lata e resolve buscar vingança! Nick Fury que respostas e resolve buscar Tony Stark! E aí começa o cabaré!

ANÁLISE DA BUDEGA

Caras...essa parceria da Madhouse com a Marvel gerou poucas coisas boas e muitas coisas ruins! Este filme está no topo desse belo bolo de merda!
Com uma animação mais ou menos pros padrões Madhouse (assista Vampire Hunter:Bloodlust e vai ver que eles poderiam ter feito bem mais), o filme tem um roteiro sofrível de horrendo! Coisa que pensei que iria mudar já que tiraram das mãos do Jeph Loeb (responsável pelas 4 séries animadas citada no inicio do post)! Mas aí vi que jogaram nas mão de Brando Auman, responsável por aquela maldita série me CG do Homem de Ferro adolescente...e aí já viu, né? Enfim...roteiro de merda com mosquinhas voando ao redor, a começar pelo vilãozinho de merda que é Ezekiel Stane. O moleque parece ter saído de um episódio de Evangelion, com direito a divagações existenciais em quartos brancos viajantes e jeitão afetado.

Ezekiel: O Emo do mal!
 Na verdade, ele é a cópia cagada e cuspida de Kaworu Nagisa, o anjo que finge ser amigo de Shinji em Evangelion! Sem falar na armadura,que parece ter saído de um episódio de Digimon ou de Angelic Layer!

"Ezekiel digivolve para...ANGEMON!"
"Ado-a-ado, cada um no seu quadrado!"
O Character Design também não foi o melhor! Claro que o desenho se manteve fiel ao utilizado na série mas, penso eu, cabia aqui algo no nível do que fizeram com X-Men, onde deixaram um traço pouco mais "ocidentalizado"! Certo...não era uma coisa que você pudesse dizer "Nossa! Que senhor traço Barriga senhor Ocidentalizado", mas era bem melhor ver o Wolverine baixinho e feioso nos X-Men do que ver ele parecendo um Cavaleiro do Zodíaco sem armadura no seu anime solo.

Wolverine nos X-Men e...
...Wolverine no anime solo! Faltou comer uma macaxeira com charque aqui...
 Aliás, X-Men parece ter sido a unica produção em que a Madhouse se preocupou em fazer bem feito! Tirando o roteiro medonho do Jeph Loeb...aí já é pedir demais...
Alguns momentos não tem pé nem cabeça e alguns não tem nem mesmo pé pra começar! Como as motivações do maluco do Ezekiel, que só quer foder com todo mundo (quer foder com você) e está cagando para a morte do pai pelas mãos do Homem de Ferro. Não fica realmente claro oque ele quer. Subentendesse que ele que que todos se tornem uma só mente coletiva. Ou talvez só quisesse um pônei...
Outro fato sem explicação é quem é a importância da irmã dele na trama! Ela não faz ABSOLUTAMENTE NADA EM MOMENTO ALGUM! Serve só pra ele ter com quem conversar em sua sala branca entupido de maconha. Sim, por que se era pra causar empatia por ele ter uma "família", a ideia rodou bonito!
Outro ponto de merda é quando Rhodes, supostamente morto (mas sendo uma produção Marvel ninguém acreditou que ele havia morrido mesmo) reaparece perto do fim (não falei!) em coma e entupido de cacos de metal no corpo todo! Porra! Que médicos de merda! O cara vai pra um hospital todo high tech e os malucos nem pra tirar estilhaços da pele do maluco? Isso explica por que Tony Stark ainda tem estilhaços no coração mesmo tendo tanto dinheiro pra contratar os melhores profissionais e fazer a operação! Ele deve usar o SUS pra economizar! É por isso que ele e milionário e você não...


A participação do Justiceiro, Viúva Negra e Gavião Arqueiro não fede nem cheira! O único ponto interessante é a voz do Justiceiro, feita pelo Norman Reedus, o  Daryl de The Walking Dead, figurinha em alta no meio da garotada hoje em dia!


O final do filme tem um momento nojentamente chupinhado de Akira, com Ezekiel explodindo numa gosma medonha a lá Tetsuo, e depois desbanca novamente pra Evangelion com ele se tornando quase uma divindade technorgânica. E com um final pra lá de clichezento...

A VERSÃO BRASILEIRA

O Brasil é conhecido por ter uma das melhores dublagens do mundo (estando em segundo, se não me engano. Perdendo apenas para o Japão). Mas aqui o negócio desandou bonito...
E primeiro lugar as vozes usadas nos fimes não foram aproveitadas aqui! Uma pena, já que queria muito ver o Marcos Ribeiro fazendo o Tony Stark/Homem de Ferro! Ao invés disso, a dublagem ficou a cargo de um estúdio menor (não lembro o nome) , desses que só dublam filmes de Kickboxer que vendem por R$9,90 nas Americanas da vida ou filmes do Cine Privê.


 E, meus coleguinhas...que bagunça!
A voz do Tony Pinga ainda passa, mas dois personagens foram cagados na dublagem: Justiceiro e Pepper Potts. 
O senhor Francisco Castelo pode até ter ficado bacana com a voz do Norman Reedus no original...porém jamais saberei já que assisti dublado e não me sinto animado pra assistir de novo só pra conferir as vozes originais. O fato é que dublado, em momento algum ele soa ameaçador. Muito pelo contrário! Ele só meio fanfarrão até. E o dublador de língua presa  que escolheram não foi a melhor escolha MESMO...
Já a Pepper...credo! A dubladora parece não saber que emoção dar a personagem em muitos momentos. E, se não me engano, quem faz a voz dela é a mesma mulher que dubla o Naruto e o Goku criança aqui no brasil. Se for...minha senhora...a senhora se saí muito melhor fazendo voz de menino aviadado....
Mas o melhor de tudo está ni titulo desta bagaça! De Iron Man-Rise of Technovore (Homem de Ferro- A Ascensão do Technovore) virou Homem de Ferro- A Batalha Contra Ezekiel Stane! A tradição de fazer títulos de merda continua inabalável aqui no Brasil!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Enfim, cheio de problemas de roteiro, com uma animação que poderia ser bem mais e feito pra pegar carona de forma nojenta e descarada no terceiro filme, Iron Man-Rise Of Technovore (sim! Eu me RECUSO a chama-lo pelo título nacional) não vale oque o gato enterra! E não entendo por que não usaram o Ezekiel das HQs e simplesmente fizeram uma porradaria massavéio da boa pura e simplesmente! Mas se você quiser ver pela curiosidade...vai lá! Afinal, oque não mata...dá um sono do cacete!

Nota: 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário